Alenquer: Mercado Municipal fez 50 anos (1949-1999)

Alenquer: Mercado Municipal fez 50 anos (1949-1999)

01/01/2000 0 Por hernani

Alenquer

Mercado Municipal fez 50 anos (1949-1999)

Mercado Muncipal de Alenquer fez 50 anos (1949-1999)

No passado dia 27 de Novembro de 1999 o Mercado Municipal de Alenquer completou 50 anos de existência. Para comemorar o facto o Vereador Luís Rema, responsável pelo Pelouro do Comércio, providenciou para que fosse oferecida uma lembrança às senhoras que naquela manhã faziam as suas compras no Mercado.

Inquérito a alguns clientes:
1º – Qual a importância deste tipo de mercado?
2º – Ainda existe espaço para o mercado tradicional face às grandes superfícies?

NL01-50 anos-Carlos Pereira-108sCarlos PereiraA importância destes espaços é relativa. As pessoas ainda gostam de vir aqui comprar à pessoa que conhecem e contactar com o vendedor, pois é muito importante a conversa entre vendedor e cliente. Enquanto que nas grandes superfícies as pessoas vão às prateleiras tiram para o carrinho, a menina da caixa mal sorri a receber, e os clientes sujeitos a serem enganados, aqui o cliente vê, pesa, escolhe, caso seja fruta ou carne e compra qualidade. Isso para mim é muito importante.
Eu tenho a certeza de que sim, e penso que as pessoas que estão dentro do mercado conseguiam modernizar-se e acompanhar a evolução, de bens expostos, a higiene, a qualidade combater com os outros até mesmo a nível de horários

NL01-50 anos-Soraia Ines-110sSoraia Inês
São importantes para as pessoas, a nível de abastecimentos. São locais onde se encontram os produtos mais frescos e é mais prático chegar a um mercado do que a um hipermercado, apesar deste último ter tudo num local só, mas penso que a qualidade é o mais importante.
Estão a ser vencidos pelas grandes superfícies, penso que hoje em dia este tipo de mercado está a desvalorizar-se muito.

NL01-50 anos-Emilia Jesus-111sEmília Jesus
Há tantos anos que eu cá venho; penso que está tudo a correr bem.
Penso que não, acho que está muito bem.

 

 

 

NL01-50 anos-Maria Teresa-113sMaria Teresa
São bem compostos, visto quanto mais apresentação tiver, mais pessoas irão aparecer. Se o mercado fosse maior, teria mais espaço para conviver. Vamos a ver se alargam o mercado para melhorar as condições de trabalho e para que isto possa ser um grande mercado.

 

 

NL01-50 anos-Jorge Raposo-114sJorge Raposo
Este mercado é muito válido e deverão existir sempre mercados porque é o sítio onde se compram os produtos mais frescos e com mais qualidade.
É uma verdade que está a ser ultrapassado pelas grandes superfícies, e vamos ver o que é que isto vai dar. Possivelmente é fechar, vamos lá ver, depende agora do tempo em diante.

 

NL01-50 anos-Manuel Acácio-115sManuel Acácio
Já vendo nesta praça há 33 anos tudo o que produzo. Este mercado está a ter pouca venda e pouco lucro, mas vai-se vendendo o suficiente.
As grandes superfícies tiraram a freguesia pois dantes havia mais clientes e vendia-se melhor.

 

NL01-50 anos-Célia Gomes-117sCélia Gomes
Penso que continuam a ser os melhores locais para se encontrar os produtos mais frescos e de melhor qualidade. Sente-se também entre o vendedor e o comprador uma relação mais afectuosa.
Penso que sim que ainda existe espaço, e que continue sempre a existir.

 


João Carvalho
©João Carvalho (2000)

in Jornal D’Alenquer de 1 de Janeiro de 2000, p. 6


  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.