O Naufrágio da Nau São Bento
06/08/202601: O Naufrágio da Nau São Bento
Na penumbra acolhedora do Museu João Mário, o silêncio da assistência – quarenta pares de olhos suspensos da palavra – não era um mero vazio, mas a expectativa densa de quem prestes está a atravessar um pórtico do tempo. Ao fundo da sala, a luz coada dos projectores incidia sobre a tela onde a Nau São Bento desafiava a eternidade dos pigmentos. Foi junto a essa representação do gigante de madeira que o homem intemporal, de erudição vasta e olhar fundo, se ergueu.
Pousou a mão sobre o bordo da mesa como quem afaga o convés de uma recordação e ajustou os óculos com a serenidade dos sábios. O “Titóino” olhou a plateia, demorou o olhar no quadro e rompeu o silêncio com aquela sua voz cavernosa e veludosa, capaz de fazer ruir as paredes do presente:
– Olhai para ela… – Começou Titóino, apontando a imponente nave na tela – Novecentas toneladas de carvalho e pinho, lavradas pela ambição do Reino em 1551. Um monstro dos mares concebido para arrancar ao Oriente os seus aromas e as suas pedrarias. Mas não vos enganeis com a sumptuosidade dos seus castelos de popa e proa! A Nau São Bento não era apenas uma embarcação; era uma cidade flutuante de desgraças anunciadas, a carregar perto de quinhentas almas e a cobiça desmedida de um Império que julgava poder engarrafar o oceano.
Titóino deu dois passos, lentos, aproximando-se do público, a voz baixando para um tom confessional e de profundo fervor patriótico:
– Mas atentai num segredo que faz estremecer o sangue alenquerense! Esta mesma Nau São Bento, antes de ser o túmulo de tantos homens no regresso, transportara na sua viagem de ida para a Índia, em 1553, o maior génio da nossa língua: Luís Vaz de Camões! Sim, meus amigos! Camões, que a fé inabalável da nossa gente e o sentir mais fundo de Alenquer aclama como filho carnal desta nossa terra! Imaginais o símbolo histórico e espiritual? O poeta que imortalizaria as glórias e as dores da Pátria pisara as próprias tábuas deste navio! Ele próprio ouvira o estalar das madeiras e sentira a mordaça do mar!
Erguendo a mão num gesto solene, Titóino recitou de memória, com a voz a vibrar de drama, invocando a profecia do Adamastor no Canto V de Os Lusíadas:
«Eu sou aquele grande e oculto Cabo,
A quem vós chamais outros Tormentório,
Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo,
Plínio, e quantos passaram, foi notório.
Aqui toda a africana costa acabo
Neste meu nunca visto Promontório,
Que para o Pólo Antárctico se estende,
A quem vossa ousadia tanto ofende!»
O narrador fez uma pausa, olhando a assistência, antes de evocar a carga e a soberba daquela viagem:
– E o Gigante, de figura medonha e monstruosa, de olhos encovados, a cor terrena e pálida, com a boca negra e os dentes amarelos – continuou o Titóino, de olhos fixos no vazio -, ergueu-se do cabo escuro para lançar sobre a marinharia o terror e a maldição dos naufrágios! O Adamastor profetizou a vingança contra a audácia lusitana! Prometeu que aquele mar seria o sepulcro eterno de naus e capitães! E quão amarga foi a profecia! Pois aqui mesmo se cumpriram os avisos do Velho do Restelo, aquele sábio da praia de Lisboa que bradara contra a “vaidade da glória” e a “cobiça do ouro”, prevendo que a empresa das Índias seria a perdição e o despovoamento do Reino!
– Corria o ano de 1554. Sob o comando do capitão Fernão Álvares Cabral, a São Bento regressava de Cochim abarrotada até às entraves. Meu Deus, como vinha ajoujada! A pimenta preta, esse ouro negro da Carreira da Índia, e a canela não ocupavam apenas as profundezas do porão; transbordavam para o convés superior, empilhadas em caixotes gigantescos até à altura dos castelos, amordaçando a manobra. Levava salitre para a pólvora das guerras europeias, fardos de índigo e sedas finas, e centenas de delicadas porcelanas Ming da época do Imperador Jiajing, decoradas a azul-cobalto com dragões e fénix que pareciam adivinhar o seu fado submerso. Vinha tão gorda de lucros que se esqueceu das leis do mar e das regras mais elementares da estiva. E o mar, meus amigos… o mar não tolera a soberba dos homens.
– Mas antes de o oceano a engolir – prosseguiu Titóino -, a nau já era uma prisão social; já era um inferno de sofrimento humano. Imaginais o que era viver durante meses num espaço com menos de cinquenta metros de comprimento, apinhado de nobres, soldados, frades, marinheiros e centenas de escravos africanos e asiáticos? A hierarquia do Reino não se dissolvia na água salgada; exacerbava-se até à crueldade. Na popa, em pequenos camarotes reservados, os fidalgos e os grandes mercadores desfrutavam de réstias de privacidade e mantimentos guardados a sete chaves. Abaixo, no chão duro do convés ou sobre fardos de carga, a vasta maioria de soldados, marinheiros e escravos vivia exposta à chuva, ao sol escaldante e ao mau tempo.
O nosso Titóino ergueu as mãos, gesticulando o quotidiano de horror:
– A comida, ao fim de poucas semanas nos trópicos, era uma afronta à vida. O biscoito de marinha, cozido e recozido para durar, transformava-se num pó duro infectado por gorgulhos e larvas. A carne salgada nos tonéis apodrecia, e para a engolirem, os marinheiros cobriam-na com vinagre e pimenta para disfarçar o cheiro a putrefacção. E a água… ah, a água potável! Guardada em cascos de madeira, tornava-se verde, fétida e espessa. A sede era uma obsessão de loucura. Junto às escotilhas do paiol da água, sentinelas armadas de espada em punho guardavam cada gota. Roubar uma caneca de água equivalia a uma sentença de morte ou ao trato de corda.
– Nas calmarias do Equador, o sol transformava a nau num forno de breu derretido. A escravaria, apinhada nas zonas mais profundas e abafadas, sofria o primeiro embate da disenteria – o terrível “curso de ventre”. Sem higiene, o porão transformava-se num pântano de dejectos onde os gases sufocavam. O escorbuto, o brutal “Mal de Luanda”, fazia inchar as gengivas até cobrirem os dentes, apodrecendo a carne e impedindo os homens de comer até morrerem à fome. Os parcos recursos médicos limitavam-se ao barbeiro de bordo: para amputar um membro esmagado por um cabo, aplicava-se a serra a frio, cauterizando o coto com breu a ferver ou ferro em brasa, enquanto o infeliz mordia um pedaço de madeira. A maioria morria de choque ou infecção dias depois.
Titóino baixou a voz, detalhando a disciplina e os rituais de sobrevivência:
– A autoridade do capitão-mor era absoluta e implacável. Para evitar motins, o código de disciplina não conhecia piedade. Pequenas faltas valiam chicotadas no mastro principal. O roubo de água potável ou a agressão a um oficial eram punidos com o trato de corda: o marinheiro era içado pelos pulsos até ao topo do mastro e largado em queda abrupta, partindo-se-lhe os ombros. Quem cometesse assassinato a bordo era amarrado ao cadáver da vítima e atirado vivo ao mar.
– Contudo – ponderou Titóino com humildade -, a fé era o cimento que sustentava a razão. Frades franciscanos e jesuítas percorriam o convés no meio das tempestades, organizando procissões descalças e confissões colectivas. Eram eles que tratavam dos doentes, limpavam as feridas e escreviam os testamentos finais à pressa. E nas horas de mar calmo, para aliviar a loucura do confinamento, os homens procuravam o entretenimento: jogavam às cartas e aos dados (apesar de proibido sob pena de prisão), contavam lendas da sua aldeia, ou uniam as vozes nas salomas, as canções de marear. Ao ritmo dessas cantigas em coro, puxavam as cordas gigantes e rodavam o cabrestante, disfarçando na música a dor do esforço e a saudade da Pátria.
Titóino aproximou-se novamente da tela, o tom de voz subindo numa escala dramática e pavorosa:
– A 21 de Abril de 1554, junto à foz do rio Msikaba, na tempestuosa “Costa Selvagem” da África do Sul, a maldição do Adamastor cumpriu-se. O mar desatou numa fúria indescritível. Duas vagas monstruosas de través rebentaram contra o convés principal da nau. Com o peso excessivo acumulado nos conveses, a carga deslocou-se num rude estrondo. O leme partiu-se como um palito de fósforo. A Nau São Bento, incapaz de se governar, entregou-se à sanha das rochas.
– O impacto contra os recifes foi o fim do mundo! Imaginais o fragor do carvalho a estalar? O uivo do vento e os gritos de quase quinhentas almas? Os canhões de bronze de mais de duas toneladas soltavam-se das amarras, rolando pelo convés inclinado e esmagando dezenas de homens antes de caírem ao mar! As pranchas abriram-se e o oceano engoliu trezentas pessoas num abrir e fechar de olhos. Nobres cobertos de sedas pesadas afundaram-se como chumbo, tragados pelo peso das suas jóias e moedas de ouro. Escravos acorrentados afundaram-se com os porões. Naquele instante de sal e ferro, a vaidade do Império desfez-se em espuma.
Titóino fez uma pausa prolongada. O seu olhar percorreu a assistência com uma chama viva de orgulho profundo:
– Mas é no meio das ruínas do apocalipse que a nossa terra, a nossa compreensiva Vila de Alenquer, ergue a sua voz mártir e gloriosa! Pois de entre os noventa e nove portugueses e duzentos e vinte e quatro escravos que conseguiram arrastar-se para a praia nus, feridos e gélidos, emergiu a figura colossal de outro filho deste chão: Manuel de Mesquita Perestrello! Piloto, cosmógrafo, homem de ciência, de pena e de astrolábio, foi ele que assumiu o comando moral e prático daquela réstia de humanidade desfeita.
Titóino gesticulava, agora, com a paixão de quem está a resgatar a História:
– O Capitão Fernão Álvares Cabral mantinha o título, mas era a sabedoria e a têmpera de Perestrello que guiava os passos dos sobreviventes. E que passos, meus amigos! Começou ali uma das caminhadas mais aterradoras da história humana: uma marcha a pé de centenas de léguas através do deserto e das matas africanas rumo ao porto de Inhambane, em Moçambique, sem mantimentos, atravessando rios cheios de crocodilos e enfrentando tribos hostis.
– A caminhada nivelou todos os homens, mas não apagou a dor – prosseguia o narrador. – Fidalgos habituados ao mando viam-se forçados a mendigar um pedaço de raiz ou um gafanhoto aos escravos que antes desprezavam. A fome chegou a tal ponto de desespero que a pele dos sapatos e os cintos de couro foram fervidos para serem mastigados. A disenteria e a “calentura”, a febre tropical que fazia os homens verem hortas floridas nas dunas e atirarem-se ao mar, ceifavam vidas todos os dias. Quando um companheiro caía na areia sem forças para se erguer, os outros continuavam a andar, porque parar significava a morte. E Manuel de Mesquita Perestrello marchava na vanguarda, medindo as distâncias pelas estrelas, anotando na mente a geografia daquela costa fatal, encorajando os fracos e mantendo a disciplina onde a civilização se tinha desmoronado.
Titóino baixou a voz, devolvendo a narrativa à reflexão solene:
– A tragédia da Nau São Bento não foi única. Juntou-se ao trágico naufrágio do Galeão São João (1552), à perda da Nau Conceição nos Baixos de Pero dos Banhos (1555), ao escândalo moral da Nau Santiago nos Baixos da Judia (1585), ao afundamento da Cinco Chagas nos Açores (1594) e ao desastre da Nossa Senhora dos Mártires à entrada da barra de Lisboa (1606). Todos estes desastres, imortalizados na História Trágico-Marítima, provaram ao mundo a veracidade dos avisos do Velho do Restelo e da praga do Adamastor.
Titóino, peremptório, exclamou com um vigor interior surpreendente para quem esteve tanto tempo a falar:
– A perda de tanta riqueza e de tantas vidas forçou a Coroa de D. João III a intervir com mão de ferro através das Leis da Estiva e Regimentos da Carreira da Índia. Proibiu-se terminantemente a carga no convés superior; limitou-se o tamanho das caixas de liberdade dos oficiais; instituíram-se inspecções obrigatórias por Provedores reais antes da partida de Goa ou Cochim. Para quem violasse as leis, as penas eram terríveis: perda total das mercadorias, demissão do cargo, perda do soldo e degredo perpétuo nas colónias.
Titóino olhou fixamente para o quadro da nau uma última vez e depois para a audiência enternecida:
– Passaram-se mais de quatro séculos até que, em 1968, mergulhadores redescobrissem no fundo do mar a artilharia de bronze e a porcelana Ming da Nau São Bento. Mas a maior relíquia que restou daquele abismo não foi o bronze nem o ouro. Foi a certeza de que a nossa terra de Alenquer deu ao mundo a voz poética que cantou a epopeia, Luís Vaz de Camões, e o braço firme que salvou os homens do apocalipse, Manuel de Mesquita Perestrello.
Na mesma penumbra, o Titóino faz uma breve pausa, cruza as mãos sobre o peito e reajusta o tom de voz. O olhar ganha o brilho da erudição genealógica e o gesto torna-se ainda mais grave e dramático.
– Mas cuidais vós, meus amigos, que a fibra de Manuel de Mesquita Perestrello brotou por mero acaso nas nossas terras? Ah, não! É preciso escavar as raízes da História para compreender a nobreza e o destino desta linhagem extraordinária!
Titóino deu um passo em frente, a voz a soar como uma crónica antiga:
– Corria o ano de 1437 quando a semente desta casa foi lançada em solo lusitano. Filipe Pallastrelli, nobre cavaleiro saído da prestigiada cidade de Piacenza, na Lombardia, aportou a Lisboa integrado na luzida comitiva de D. Leonor de Aragão, Rainha de Portugal e consorte do nosso rei D. Duarte. Acompanhava-o sua esposa, D. Catarina Sforza, e seus filhos. Da italianíssima e soberba apelidação de Pallastrelli fez a nossa língua, com a doçura do seu temperamento, o apelido Perestrello. Acolhidos pela alta nobreza, armados com o seu próprio e respeitado brasão de armas, os Perestrello ligaram-se umbilicalmente, desde a primeira hora, à gesta dos Descobrimentos e à vastidão dos oceanos!
Com um sorriso sapiente, Titóino ergueu o indicador:
– Dominavam eles, como poucos, as grandes redes do comércio privado do Oriente! A sua influência estendia-se de Goa a Cochim, de Ormuz à lendária Malaca. Controlavam o fluxo das especiarias mais finas, dos preciosos condimentos, dos tapetes do Oriente e dos tecidos mais ricos, arrecadando fortunas avultadas que alimentavam as praças de Lisboa, de Génova e de Veneza.
A voz do narrador suavizou-se numa nota de profundo apego local:
– Mas atentai agora na geografia do nosso afecto: os Perestrello assentaram praça e fincaram raízes na nossa região do Oeste, tornando-se grandes latifundiários e fidalgos de múltiplos morgadios inalienáveis. Foi João Lopes Perestrello quem mandou erguer o sumptuoso solar da Quinta do Espanhol, à época situado no termo de Alenquer. E no topo da nossa vila, na histórica freguesia de Santo Estêvão, erguia-se a moradia urbana de Pedro Sobrinho da Mesquita e de sua esposa, D. Francisca Perestrello, os venturosos pais do nosso herói! Aí viviam por razões de estatuto e fidalguia; mas a verdadeira fonte da sua riqueza agrícola espalhava-se pelos casais e quintas da transição entre Alenquer e Torres Vedras: o Casal da Cabreira, terras na Aldeia Galega da Merceana e a histórica Quinta de Santa Ana, em Santana da Carnota, que em 1590 pertenceria a João de Mesquita Perestrello, filho do próprio Manuel!
Titóino fez uma pausa teatral, olhando a plateia com ar de quem revela uma intriga de Estado:
– E aqui reside uma das mais fascinantes lições de geopolítica local! Alenquer, como bem sabeis, era terra pertencente ao senhorio da Casa das Rainhas. A Confraria do Espírito Santo de Alenquer, embora no seu apogeu, vivia sob a tutela, a vigilância e as auditorias constantes da burocracia das Rainhas. Mas estes fidalgos de espada e mar, a chamada Elite Confrade, procuravam o sopro directo da Coroa! Os Perestrello eram homens da esfera pessoal do Rei D. João III, de quem recebiam pensões e o comando das armadas.
O narrador gesticulava com vivacidade:
– Que fizeram eles? Escolheram como seu pólo religioso e social a Confraria de Nossa Senhora da Piedade da Merceana! Elevada a “Real Casa” e dotada de estatutos outorgados directamente pelo próprio Monarca e pela Rainha D. Catarina, Merceana era o maior símbolo de estatuto social no Oeste. Pertencer a ela, e pagar as quotas atempadamente, permitia aos Perestrello e aos Mesquita alinharem-se com a protecção directa do Rei, esquivando-se ao controlo municipal da magistratura de Alenquer e consolidando, através de uma inteligente rede de casamentos, uma aliança indissolúvel entre a fidalguia do mar e os grandes latifúndios rurais!
A voz de Titóino tomou um tom mais sombrio e melancólico:
– Contudo, meus amigos, não imagineis que Manuel de Mesquita Perestrello viveu cercado de fausto ou de pilhas de ouro. Não! A História guarda-nos o amargo testemunho de um homem perseguido pela carência de dinheiros e pelos desaires da sorte. O seu prestígio vinha do sangue e da ciência, nunca do capital. Ele foi, sim, um dos infelizes “sortudos”, e usemos a palavra na acepção trágica dos quinhentistas, a provar a amargura da “fortuna do mar”, expressão que significava as tempestades, a desgraça e o fado adverso do oceano.
– Três vezes navegou para a Índia. A primeira, ainda jovem, em 1547, ao lado do seu pai, Pedro Sobrinho da Mesquita, capitão veterano que já ia na sua quarta viagem, e do seu irmão. Foi ali, nessa escola de sal e estrelas, que Manuel aprendeu a pilotagem e a cosmografia. No regresso da segunda viagem, em 1549, na mesma Nau São Bento, a tragédia bateu-lhe à porta de forma devastadora: a 23 de Março de 1554, em pleno Índico, assistiu à morte do seu pai, cujo corpo foi confiado às águas profundas junto à Ilha de São Lourenço, tendo como mortalha apenas o mar alto.
Titóino ergueu a cabeça, o olhar cheio de admiração solene:
– Mas o Rei D. Sebastião conhecia o valor deste filho de Alenquer! Em 1575, confiou-lhe uma missão secreta, de verdadeiro espião cartográfico: navegou numa pequena embarcação, com uma tripulação reduzida, para cartografar a perigosa costa da África do Sul e do Sueste, desde o Cabo da Boa Esperança até ao Cabo das Correntes! Entre Novembro de 1575 e Março de 1576, enfrentando tempestades pavorosas, Perestrello desenhou os perfis da costa e sondou baías seguras para proteger as naus do Reino contra corsários e inimigos. O resultado foi o lendário “Roteiro da África do Sul e Sueste”, uma jóia hidrográfica ilustrada por si que a Coroa guardou sob o mais rigoroso segredo de Estado, e do qual restam hoje apenas três exemplares manuscritos em todo o mundo.
O narrador baixou a voz para o murmúrio final, pausado e emocionante:
– E onde repousa hoje este gigante da nossa História? Manuel de Mesquita Perestrello rendeu a alma ao Criador por volta do ano de 1580, na sua terra natal, a nossa vila de Alenquer, na freguesia de Santo Estêvão. Não há contudo, no chão que pisamos, uma pedra que assinale a sua sepultura. É altamente provável que tenha sido sepultado no Convento de São Francisco; mas a fúria do Terramoto de 1755 e as ruínas do tempo apagaram o rasto do seu túmulo. A sua mãe, D. Francisca, e a sua fiel esposa, D. Guiomar Lobo Perestrello, que lhe sobreviveu até 1626, jaziam no jazigo familiar do antigo Convento de Santa Catarina da Carnota. Do nosso herói, não resta hoje sepultura, pátio ou memorial…
Titóino voltou-se para a assistência e, com um gesto amplo e rasgado, abriu um sorriso de reconfortante serenidade:
– Mas não nos lamentemos, meus amigos! A verdadeira relíquia do homem não se molda em pedras nem se encerra em túmulos de mármore. A verdadeira relíquia é a certeza inabalável de que, quando o mundo se desfazia em tempestade e o mar devorava o Império, a têmpera humana, a ciência e a lucidez de um filho de Alenquer souberam ser a bússola que salvou a vida através do inferno! E assim se cumpre mais este serão. Porque enquanto a memória da nossa terra guardar a voz e o nome dos seus filhos, o oceano nunca vencerá a nossa História!
Alenquer, 6 de Agosto de 2026