XIX Feira de Ascensão (Luis Rema)

XIX Feira de Ascensão (Luis Rema)

01/06/2000 0 Por hernani

XIX Feira da Ascensão

Decorridos dezanove anos da primeira edição da Feira de Ascensão, importa reflectir sobre o percurso percorrido e os objectivos alcançados.

Potenciar as vertentes económica, social e cultural do Município, era um desejo que animava todas as forças político-partidárias, fazendo constar nas suas acções programáticas a realização deste evento. Se há matéria onde a unanimidade política é possível, entre partidos de ideias diferentes, a Feira de Ascensão constitui o exemplo. A opção tomada quanto ao conteúdo do certame era clara: firmar de forma inequívoca aquilo que existe de bom entre as nossas gentes e que, felizmente, é muito.

Durante estes anos, e já são muitos, temos mantido, como é natural, uma atitude de fidelidade face aos princípios enunciados. Não o fazemos apenas porque essa foi a decisão tomada há cerca de vinte anos atrás, fazemo-lo porque foi, e continua a ser, o nosso sentimento, sem que qualquer tipo de reserva de nós se apodere.

Esta pequena introdução tenta justificar algumas vozes críticas quanto à não evolução do certame. Naturalmente que a subjectividade desta afirmação leva-nos a variadas reflexões No entanto, suponho que tudo se concentra no propósito traçado, inalterável no conteúdo. Tem todavia sofrido o crescimento possível face ao número cada vez maior de expositores, sinal naturalmente motivador para pensarmos que continua actual o perfil inspirador da década de oitenta. Mas não são só os expositores que aumentam, também o número de visitantes não diminui. Se as condições meteorológicas o permitirem estamos certos que alguns milhares de cidadãos estarão connosco numa feira que é uma festa que, entre outros aspectos, tem servido de ponto de encontro de famílias e grupos de amigos.

A Feira de Ascensão atingiu a maioridade em 1999. Hoje, no início do novo século, temos consciência da importância de continuar activos na procura de novos pontos de interesse, disponibilizando todas as energias para compreender as novas gerações e, com elas, novos desafios. A Feira de Ascensão tem marcado, pela forma e conteúdo, não só a área geográfica do nosso concelho como também de toda uma região.

Temos a convicção que assim continuará.

VER TAMBÉM

 

XIX Feira da Ascensão: O grande desafio 

XIX Feira da Ascensão (Memorial) 
XIX Feira da Ascensão (Aclividade Económica)
Feira da Ascensão (Um relance histórico de Alenquer)
XIX Feira da Ascensão (Álvaro Pedro, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer)
XIX Feira da Ascensão (Luís Rema, Vereador das Feiras da Câmara Municipal de Alenquer) VOCÊ ESTÁ AQUI
XIX Feira da Ascensão (Vladimiro de Matos, Presidente da Direcção da ACICA)

 

©Luis Rema (2000)

Vereador das Feiras da Câmara Municipal de Alenquer
in Jornal D’Alenquer, 1 de Junho de 2000, p. 27

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite