Carnaval: Merceana também brincou

Carnaval: Merceana também brincou

01/04/2000 0 Por hernani

Carnaval

Merceana também brincou

Uma maneira diferente de brincar ao Carnaval, foi o que aconteceu, no passado dia 3, numa manhã soalheira fora de época e onde a miudagem deu corpo a um grande desfile pelas ruas do lugar. Participaram no cortejo cerca de 800 alunos de escolas e jardins-de-infância circunvizinhos, e que durante uma hora deu muita animação às ruas da Merceana.
O cortejo saiu da Escola C + S, passou pela sede do Clube de Recreio e Cultura em direcção à Igreja da Piedade, onde virou à direita aproximando-se da sede dos Bombeiros Voluntários, Estação dos Correios e Café Furta Cores, onde iniciou o regresso à Escola.
Orlando Pereira, Vereador da Educação também esteve presente e mostrou-se maravilhado com o espectáculo que os alunos proporcionaram.
José Paulo Oliveira, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Escola C + S da Merceana, prestou declarações para o JA
Como é que surgiu esta ideia?
Esta já é uma ideia que temos há vários anos, comemorar o Carnaval aqui na Merceana. O nosso objectivo é ter, não só os nossos alunos, isto é uma escola básica 2, 3, mas também as crianças das escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância. Daí o grande cortejo a que se assistiu agora.
Tem algum objectivo de continuidade?
Sempre. Todos os anos, enquanto houver hipótese, a escola gostará de ter esta acção, tal como tem outras. A nossa festa em Junho, o arraial popular, também já é tradição. Nós queremos manter esta imagem de escola aberta à comunidade de escola para os alunos, professores, funcionários, pais e também para toda a comunidade envolvente. O único futuro da escola aberta e dinâmica, é abrir as suas portas.
Tem ideia de quantos alunos estiveram aqui?
Em relação ao 1º Ciclo e Jardins de Infância, penso que estiveram cerca de 300 alunos. Na nossa escola são cerca de 370 alunos; não digo que estivessem todos, mas mais de 300. Isto foi uma acção com meio milhar de crianças e jovens.

 

Hernâni de Lemos Figueiredo
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2000)

diretor do Jornal D’Alenquer

in Jornal D’Alenquer, 1 de Abril de 2000, p. 28

 

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite