Mensagem de Ano Novo do Presidente da Alenculta

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Alenculta

01/01/2016 0 Por hernani

Mensagem de Ano Novo do Presidente da Alenculta

Hernâni de Lemos Figueiredo, Presidente da Alenculta
Hernâni de Lemos Figueiredo, Presidente da Alenculta

Caríssimos associados.

Não é meu apanágio olhar para o que foi feito e fazer banais balanços. Mas, também sou sensível a que a incumbência de ser Presidente significa proceder a alguma análise do que ficou para trás.

Aproveitarei esta mensagem de Ano Novo para, em poucas palavras, vos transmitir o orgulho que tenho no que foi feito no ano ontem concluído, e que sou optimista a que os dias que virão ainda serão melhores.

Seria fácil lembrar-vos que, no início, éramos apenas um grupo de Alenquerenses preocupados com a ausência de um projecto continuado no concelho de Alenquer que tratasse a Cultura e as Artes com a democratização da cultura e a descentralização cultural que a pós-modernidade exige.

Seria cómodo recordar-vos que para alguns eramos apenas um movimento que procurava um eclecticismo cultural que nos permitisse ostentar meritoriamente a posição de Maior Autoridade Cultural do Concelho de Alenquer. A verdade, é que essa preocupação inicial de ausência de um projecto cultural continuado está bastante atenuada. E o eclecticismo cultural está lançado, e com ele potenciado o caminho para a posição maioritária de autoridade cultural.

Seria demagógica a evocação das vozes agoirentas que preconizavam a impossibilidade de convivência entre o nosso movimento cultural, as outras instituições culturais já existentes no concelho e o executivo Autárquico. Mas a verdade, é que o contacto com o movimento associativo do concelho tem sido efectivado; E o diálogo com o poder autárquico tem sido eficiente, até porque a Câmara Municipal de Alenquer é o nosso parceiro cultural privilegiado.

Não me resigno ao que foi feito porque sonho sempre mais e melhor para a nossa Alenculta, Associação Cultural do Concelho de Alenquer. E, para mim, o mais importante está sempre para vir. Mas queremos mais, e vamos ter mais: queremos fazer de 2016 um ano inesquecível.

Por fim, quero deixar bem claro que muito do que foi concretizado se deve a alguns associados, elementos dos Corpos Sociais e das secções; a eles quero expressar a minha profunda gratidão.

Igualmente importante foi a interacção com o movimento associativo; principalmente àqueles que se mostraram receptivos às solicitações da Alenculta, e àqueles que sem preconceitos procuraram a nossa colaboração: a todos eles o meu obrigado reconhecido.

Finalmente, o diálogo com o Poder Local: concretamente com os senhores Presidente da Câmara e Vereador da Cultura, pois sem a sua compreensão não seria possível a Alenculta levar por diante o seu objectivo, que é divulgar e promover a Cultura, as Artes, a Educação e o Ambiente, tanto na vertente da investigação e da reflexão, como na do lazer e do entretenimento. A ambos, e por extensão a todo o executivo camarário, a minha profunda gratidão.

Tenho a convicção plena de que todos estes nossos parceiros percebem, cada vez mais, o empenho da Alenculta em mudar o panorama cultural do Concelho de Alenquer. Saibam as restantes estruturas da Cultura Alenquerense usufruir da dinâmica e iniciativa deste movimento a que a Alenculta dá substância.

Desejo um óptimo ano de 2016 para todos os Associados da Alenculta; Desejo extensível a todos os Alenquerenses interessados na vertente cultural.

Obrigado por tudo.

Cordiais saudações culturais.

Hernâni de Lemos Figueiredo
– Presidente da Direção

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite