Figura máxima dos estudos goesianos: Amadeu Torres vai ser homenageado

Figura máxima dos estudos goesianos: Amadeu Torres vai ser homenageado

01/04/2005 0 Por hernani

Figura máxima dos estudos goesianos

Amadeu Torres vai ser homenageado

“Colegas e amigos portugueses, mas também a comunidade universitária de aquém e além fronteiras, vão aportar o melhor das suas investigações nas áreas em que o homenageado mais prestígio granjeou, quer como linguista quer como humanista”.

ATO Professor Amadeu Rodrigues Torres, figura máxima dos estudos goesianos, vai ser homenageado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, por ocasião do seu 80º aniversário, com um colóquio internacional, nos dias 20 a 22 de Abril, subordinado ao tema “Gramática e Humanismo”, onde serão convidados, entre outros, conferencistas das Universidades de Salamanca, Salzburg, Porto, Brown, Oxford e Universidade do Minho.
As comunicações apresentadas serão distribuídas pelas áreas “Gramaticologia”, “História da Língua”, “Gramática do Português e das Línguas Clássicas”, “Legado Clássico na Literatura Renascentista”, “Filologia, Codicologia e Edição de Textos” e ”Retórica e Poética em Textos Clássicos e Renascentistas”.
Segundo o Professor Miguel António da Costa Gonçalves, coordenador desta efeméride, “o colóquio pretende plasmar o reconhecimento e o apreço pelo Professor Amadeu Torres mediante um encontro científico em que não só colegas e amigos portugueses mas também a comunidade universitária de aquém e além fronteiras aportem o melhor das suas investigações nas áreas em que o homenageado mais prestígio granjeou quer como linguista quer como humanista”.
No decorrer deste colóquio está prevista uma exposição bibliográfica sobre o homenageado, um jantar convívio e um sarau cultural.

 

Hernâni de Lemos Figueiredo
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2005)

Director do Jornal D’Alenquer

in Jornal D’Alenquer, 1 de Abril de 2005, p. 17

 

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite