78 crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer visitaram a Alenculta
19/06/2015
19/6/2015 – 78 crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer visitaram a Alenculta
Hoje, 19 de junho de 2015, 78 crianças, de idades compreendidas entre os 6 e 12 anos, do 1.º Ciclo do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, visitaram na Alenculta a exposição fotográfica “Moinhos, a beleza de um património abandonado”, ali patente desde a apresentação do ciclo de actividades à volta dos moinhos “Nas Asas do Vento”.
Acompanhadas por cinco educadoras e auxiliares educativas (Ana Teresa Cunha, Ana Norberto, Ana Rita Fortuna, Lina Miranda e Carina Matos, as setenta e oito crianças distribuíram-se, em quatro grupos por dois turnos, pelo Salão de Exposições e pelo Auditório, onde foi visionado um pequeno filme temático.
No Salão de Exposições foi explicado às crianças a importância daquele património construído, sobretudo o seu estudo, salvaguarda e valorização, assim como a sua divulgação. Ainda no Salão de Exposições, as crianças tiveram a oportunidade de fazer, cada uma, o seu desenho alusivo ao tema exposto, o moinho.
Depois de visitada a exposição, as crianças foram encaminhadas para o Auditório, onde assistiram a um pequeno vídeo da autoria de Alberto Santos da Secção de Património da Alenculta, uma montagem fotográfica demonstrativa da extensão destes engenhos por todo o mundo, e a um outro vídeo/documentário, este filmado num moinho de Sobral de Monte Agraço, onde o moleiro dava conta, na 1ª pessoa, das tarefas inerentes à moagem, entre outros.
Ana Teresa Cunha e Ana Norberto foram as vigilantes que acompanharam as 37 crianças no primeiro turno; por sua vez, no segundo turno, as restantes 41 crianças foram acompanhadas por Ana Rita Fortuna, Lina Miranda e Carina Matos.
Raquel Caçote Raposo, coordenadora da Secção de Património da Alenculta, assegurou que esta visita à Alenculta das 78 crianças do 1.º Ciclo do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer decorresse da melhor maneira.
No final, a professora Ana Rita Fortuna, responsável do ATL da Misericórdia de Alenquer, assegurou que a visita foi uma mais-valia para todos, aumentando assim o seu conhecimento acerca do património Alenquerense, e que ficavam a aguardar uma próxima visita.
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2015)
Programador Cultural
Presidente da Alenculta
hernani.figueiredo@sapo.pt
Olá, muito obrigado por visitar este espaço.
Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.
Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.
Até lá… e não demore muito. espreite