![Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img/https://saladainquietacao.com/wp-content/uploads/2000/07/damião_fundidor_DESTK.gif)
Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes
01/07/2000Sessão evocativa da memória de Damião de Goes
Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes
![Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes (Alenquer)](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_300,h_385/http://saladainquietacao.com/wp-content/uploads/2013/09/damiao_escultor.gif)
Carlos Bernardino LeiteFundidor da estátua de Damião de Goes (Alenquer)
Bernardino Inácio Leite Sucrs Lda, de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, é a fundição mais antiga do país, neste tipo de trabalho. É uma estrutura familiar, com trabalho altamente artesanal, e a única do país com a capacidade de vazar 3000 kg de uma só vez. Com trabalhos importantes no seu palmarés, o maior por si fundido é o “Monumento às Gentes da Póvoa” (Póvoa do Varzim), do escultor Rui Anahory, estrutura com 3.10 metros de largura e 20 metros de comprimento, que no seu ponto mais ato chega aos 15 metros. Foi inaugurada em 1995. Este ano a maior que já está projectada é uma estátua de 5 metros.
No dia da instalação da estátua de Damião de Goes, ouvimos Carlos Bernardino Inácio Pereira Leite, sócio-gerente da firma fundidora de Gulpilhares.
Como se inicia um processo desta natureza?
O primeiro trabalho é feito por um escultor que cria um trabalho a pedido do cliente. De seguida o “formador” desenvolve o molde que vai à aprovação do escultor e passa à fundição, onde se corta o molde em diversas peças, conforme a necessidade de produção. Em estátuas estas peças são tratadas com areias verdes, sem resinas e isentas de tóxicos. Estas areias são óptimas para o processo do bronze e são sempre recuperadas.
Trabalham com areias?
Sim. O trabalho na areia é feito em estruturas de ferro, que são caixas onde as areias são calcadas à mão, que leva arame para criar uma rede de apoio. O processo é feito não de uma só vez, é feito em bocadinhos de areia de cada vez, antes de fazer a decalcação maior da caixa para permitir criar saídas à areia. Quando abrimos as caixas, fica o desenho em negativo completo da peça. O desenho fica impresso na areia. Depois é feito um contra molde, a que chamamos macho, que vai permitir dar a espessura do metal, a grossura com que a peça é trabalhada. As duas caixas, encostadas entre si, formando uma única é o que permite deitar o bronze lá para dentro. É toda oca e a espessura é normalmente 8 mm mas há sítios mais maciços e outros sítios mais finos. Depois escangalha-se o trabalho da areia e cada uma das diversas peça fundidas é peça única. Não é possível aproveitar os moldes das areias.
A estátua é fundida numa só peça?
No caso da estátua de Damião de Goes, inicialmente previa-se uma peça com a zona do busto integral, cabeça e até ao meio do corpo; o saiote dividido em três peças; mais três peças para as duas pernas e para a base. Neste caso houve mais cortes, para reduzir os maciços que iriam existir na peça.
Como se ligam as peças?
As peças vão para a serralharia para limpezas, rebarbagem e depois para a montagem final. Quando necessário faz-se um tipo de cinzelagem. Nós, tecnicamente não somos cinzeladores/acabadores, quando muito rectificamos pequenas falhas. Nesta fase de serralharia, faz-se a montagem, os acabamentos e a soldadura. Aqui aplica-se a soldadura de bronze.
E, assim, está terminado o trabalho?
Falta o acabamento. Utilizamos um líquido ácido, feito com componentes neutros. A reacção com os metais produz aquela coloração. O óxido que adquire é que protege a estátua da erosão dos tempos. Enquanto a ferrugem destrói o ferro, esta capa esverdeada que ele adquiriu é uma protecção que não passa daquilo. Neste momento o bronze é o único que a poluição não toca.
VER TAMBÉM
– Sessão evocativa da memória de Damião de Goes
– Intervenção do Eng. Francisco Goes, representante de Damião de Goês
– Intervenção do Padre José Eduardo Martins
– Entrevista a… Amadeu Torres
– A estátua de Damião de Goes
– José Núncio, escultor da estátua de Damião de Goes
– Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes (Você está aqui)
– Sr. Ministro da Cultura: por favor, demita-se
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2000)
diretor do Jornal D’Alenquer
in Jornal D’Alenquer de 1 de Julho de 2000, p. 4 a 7
Olá, muito obrigado por visitar este espaço.
Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.
Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.
Até lá… e não demore muito. espreite