Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes

Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes

18/04/2015 0 Por hernani

Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes

Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes
No “Dia Internacional de Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar (2015) ”, junto do Memorial de Damião de Goes, na Igreja de São Pedro em Alenquer. Primeira foto, Hernâni de Lemos Figueiredo Presidente da Alenculta; segunda, Raquel Caçote Raposo, coordenadora da Secção de Património da Alenculta; terceira, Alberto Santos, secção de Património da Alenculta; quarta, Mestre João Mário, Sócio Fundador da Alenculta.

Conforme estava programado, a Alenculta, acedendo ao convite público da Direcção-Geral do Património Cultural para participar nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E SÍTIOS: CONHECER, EXPLORAR, PARTILHAR (2015), promoveu hoje, 18 de Abril de 2015, uma visita guiada à Capela e Túmulo de Damião de Goes, na Igreja de São Pedro, em Alenquer. Neste 50.º Aniversário do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, a visita guiada iniciou-se às 11,00 horas com a concentração no Largo Espírito Santo, seguindo os convidados pela Calçada Francisco Carmo até à Igreja de São Pedro, onde foi prestada uma simples, mas significativa, homenagem ao Ilustre Alenquerense, onde intervieram Hernâni de Lemos Figueiredo, Presidente da Alenculta, que deu as boas vindas aos convidados e fundamentou a justeza da classificação de Monumento Nacional e de Imóvel de Interesse Público àquele Memorial de Damião de Goes. No uso da palavra seguiu-se a Arqueóloga Raquel Raposo, coordenadora da secção de Património da Alenculta, que fez uma breve apresentação daquele equipamento religioso; Alberto Santos, também membro da secção de Património, teceu algumas palavras sobre o percurso de Damião de Goes. José Leitão Lourenço, Vice-Presidente da Assembleia Geral da Alenculta e João Mário Aires d’Oliveira, sócio fundador da Alenculta igualmente teceram algumas considerações sobre aquela capela, sobretudo da sua transladação da Igreja da Várzea para o espaço actual.

Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes
Neste 50.º Aniversário do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, a visita guiada ao Memorial de Damião de Goes, na Igreja de São Pedro, em Alenquer, teve a sua concentração no Largo Espírito Santo.

Alenculta homenageou a memória de Damião de Goes
Momentos da visita guiada ao Memorial de Damião de Goes, na Igreja de São Pedro, em Alenquer. Primeira foto, a partida do segundo grupo de convidados; segunda, uma paragem a meio do percurso na Calçada Francisco Carmo, onde José Leitão Lourenço forneceu algumas indicações sobre alguns edifícios com significado histórico que se iam encontrando no percurso; terceiro, o alongamento da fileira de convidados.

Alenquer, 18 de Abril de 2015

Intervenção do Presidente da Direcção da Alenculta
Intervenção da Coordenadora da Secção de Património

….

Hernâni de Lemos Figueiredo
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2015)

Presidente da Alenculta

Programador Cultural

hernani.figueiredo@sapo.pt

965 523 785

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.