CDU de Alenquer contra notícias tidas por caluniosas

CDU de Alenquer contra notícias tidas por caluniosas

11/09/2013 0 Por hernani

 

Em causa “Jornal Fundamental” e blogue “A Comuna d’Alenquer”

CDU de Alenquer contra notícias tidas por caluniosas

A CDU já exigiu ao Jornal Fundamental o direito de resposta e aguarda que o mesmo seja divulgado. Igualmente vai apresentar, no Ministério Público, duas queixas por difamação e calúnias, uma contra o Jornal Fundamental e outra contra desconhecidos.

CDU_protestaA CDU convocou para hoje uma conferência de imprensa, no Centro de Trabalho do PCP, em Alenquer, para esclarecer “a reacção da CDU às calúnias e difamações ultimamente vindas a público, em primeiro lugar num órgão de comunicação social regional, e agora feitas continuamente em páginas da internet”.
Concretamente estamos a falar de uma notícia emanada do Jornal Fundamental, “CATARIC IC… CATARINO!”, onde se lê que “a leitora Catarina Avelar testemunhou que José Manuel Catarino estava alcoolizado durante um dos concertos da Semana da Juventude. Segundo refere, o vereador subiu ao palco visivelmente embriagado e ainda apelou ao voto na sua candidatura nas próximas autárquicas. O Fundamental publica nesta página a carta de indignação de Catarina Avelar, dirigida a José Manuel Catarino”. Igualmente na internet, através de um blogue, “COMUNA D’ALENQUER”, e com “posts” diários, é feita a sátira ao momento político actual em Alenquer, de um modo que os dirigentes comunistas alenquerenses consideram “difamatório e calunioso”.
Para José Manuel Catarino, o actual vereador camarário e candidato já anunciado à presidência da Câmara de Alenquer, “este trabalho do blogue vem na continuidade do artigo que veio no jornal (Fundamental) e que criou as condições para haver um blogue no qual o Catarino anda bêbado todos os dias e a escorregar pela calçadinha abaixo. A questão de ser alcoolizado foi feita de propósito para dar origem a uma campanha contra mim e contra a CDU. No nosso entender a Catarina Avelar, que é uma mentira, não existe. Para o jornal já foi um artigo para publicar a desmentir esta situação e vai para Tribunal uma queixa contra o jornal”.
Mais à frente, Catarino ainda acrescentou: “Tenho na minha mente noventa e oito por cento de certeza de quem é que fez isso, e quem é que está por detrás disto. Se calhar são as mesmas pessoas de que quando se pôs a votação das bandas no computador, em três minutos votaram 23 ou 24 vezes na mesma banda. São as mesmas pessoas. Depois nós, para tentar ultrapassar isto fizemos uma votação por telemóvel, nos mesmos 3 minutos houve o mesmo número de votos, isto é, 23 ou 24 vezes na mesma banda. Até sabemos de quem é esse telemóvel”.
Vladimiro de Matos, candidato à presidência da Assembleia Municipal, afirmou “que existe alguma possibilidade de identificar quem colocou essa informação no blogue”. Também disse que “esse blogue ataca todas as candidaturas menos a do Partido Socialista, e apelam ao voto nessa candidatura. De maneira que, não queremos com isto tirar nenhuma conclusão mas o benefício da dúvida teremos que ter”. Ainda esclareceu que estas queixas vão no sentido de dar uma satisfação ao eleitorado da CDU que tem conhecimento desta situação, de maneira a eles saberem que a CDU não a aceita. Terminou, à laia de aviso: “Não voltaremos a falar deste caso mas também recomendamos às pessoas que estão por detrás disto que tenham cautela, porque pode fiar mais fino.
Entretanto a CDU já exigiu ao Jornal Fundamental o direito de resposta, “e aguarda que o mesmo seja divulgado”. Igualmente vai apresentar, no Ministério Público, duas queixas por calúnia e difamação, uma contra o Jornal Fundamental e outra contra desconhecidos.

 

Hernâni de Lemos Figueiredo

in Jornal D’Alenquer de 18 de Maio de 2009 (online)

©Hernâni de Lemos Figueiredo (2009)

Director do Jornal D’Alenquer

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite