Sessão evocativa da memória de Damião de Goes: Intervenção do Pe José Eduardo Martins

Sessão evocativa da memória de Damião de Goes: Intervenção do Pe José Eduardo Martins

01/07/2000 0 Por hernani

Sessão evocativa da memória de Damião de Goes

Intervenção do Pe José Eduardo Martins

A antologia é sobre Damião de Goes e terminamos com um capítulo que chamamos “Alenquer, a Terra onde eu nasci”, citando Damião de Goes, publicado em Évora em 1554.

Foi pedido que recorde Damião de Goes, neste dia de inauguração da sua estátua, a mim, ao professor Guapo, ao Fernando Silva e associamos depois o João Mário, neste mesmo trabalho. Claro que, não podíamos escrever nada do Damião de Goes no curto prazo que nos foi pedido.

Acabamos por fazer uma antologia dos textos possíveis para nós, dando-lhe uma espécie de sequência biográfica, que é aquilo que está apresentado neste texto. É uma sequência feita por extractos da vida, dos autores devidamente citados, com apresentação de algumas gravuras, referentes àquilo que está em causa, nomeadamente gravuras referentes ao Damião de Goes.

Há uma gravura referente a Erasmo, de quem Damião de Goes foi muito amigo, algumas fotografias antigas da Quinta do Barreiro, da Igreja da Várzea, todos os pontifícios da obra de Damião de Goes. Publicamos ainda um autógrafo do acerto de óbito de Damião de Goes, tal como ele veio publicado nos Inéditos Goesianos, de Guilherme João Carlos Henriques e achamos que devíamos terminar com uma brincadeira, se me permitem a palavra.

A antologia é sobre Damião de Goes e terminamos com um capítulo que chamamos “Alenquer, a Terra onde eu nasci”, citando Damião de Goes, publicado em Évora em 1554. Publicamos, em destaque, esse pequeno texto onde ele fala de Alenquer, são duas breves páginas, e a partir daí tivemos o atrevimento de incluir trabalhos nossos, meus, do Guapo e do Oliveira e pedir ao João Mário que nos ilustrasse todos estes monumentos de que falamos.

Falamos da Vila, propriamente dita, da Igreja de S. Francisco, da Igreja de S. Pedro, da Igreja de Triana, da Igreja da Misericórdia, da igreja do Espírito Santo, da Igreja de Stª. Catarina, do Padrão do Espírito Santo e terminamos depois da Igreja da Várzea, com um apontamento sobre o Castelo e a Torre da Couraça. Tudo isto termina com um desenho aguarelado do João Mário sobre o Arco dos Pinéus que por assim dizer, é que faz um ex-libris do civil, na Vila de Alenquer.

VER TAMBÉM
– Sessão evocativa da memória de Damião de Goes
– Intervenção do Eng. Francisco Goes, representante de Damião de Goês
– Intervenção do Padre José Eduardo Martins (Você está aqui)
– Entrevista a… Amadeu Torres
– A estátua de Damião de Goes
– José Núncio, escultor da estátua de Damião de Goes
– Entrevista a… Carlos Bernardino Leite, fundidor da estátua de Damião de Goes
– Sr. Ministro da Cultura: por favor, demita-se


©José Eduardo Martins (2000)
Pároco em Alenquer
in Jornal D’Alenquer, 1 de Julho de 2000, p. 4

Por favor, siga e goste de nós:

  Olá, muito obrigado por visitar este espaço.

Espero que a sua leitura tenha sido do seu agrado.

Se for o caso de nos deixar agora, desejamos que volte muito em breve.

Até lá… e não demore muito.     espreite